sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PROJETO CÓRREGO LIMPO



Imagine se aquela pequena vala negra, que passa próximo à sua casa, pudesse se tornar verdadeiramente um pequeno córrego de águas límpidas, onde se pudesse até ver pequenos peixes nadando livremente. Imagine você poder até se banhar naquelas águas em que, desde que você se entende por gente, reinam apenas o mau cheiro, os ratos e o lixo boiando.



Parece um sonho, não?! Pois é, meus caros amigos; isso não é um sonho, pois trata-se de uma realidade para muitos moradores da região metropolitana de São Paulo. Já foram despoluídos 139 córregos - num esforço conjunto da Sabesp com as prefeituras e com a população - desde o início do projeto, em 2007. A cidade de Campo Grande-MS também está com um projeto em andamento.



Para que esse tipo de projeto se torne uma realidade, é necessário que haja muita vontade política, um engajamento sincero das prefeituras e, fundamentalmente, a participação e o comprometimento da população.


Parece que nessas cidades está ocorrendo uma conscientização no sentido de tentar limpar essa “mancha negra” vergonhosa que acompanha o crescimento populacional nas cidades do nosso país. É um esforço louvável e exemplar que serve como modelo nacional para esse enorme problema – o uso dos rios como meio de transporte de efluentes sanitários e industriais que, aliás, é um problema recorrente em várias regiões do planeta.
_________________________
________________________________________________
_________________________

Segue abaixo a apresentação do fantástico projeto que consta no site da Sabesp.



Despoluir córregos, preservar cursos d’ água e ampliar a coleta e o tratamento dos esgotos. Este é o principal objetivo do trabalho desenvolvido pela Sabesp.

As obras são realizadas para afastar, coletar e tratar os esgotos, evitar ocupações irregulares e o lançamento de lixo de forma indevida em ruas e às margens dos córregos. 
Até o momento, 139 córregos foram despoluídos e mais de mil litros de esgotos por segundo foram encaminhado para tratamento nas estações da Sabesp.

O trabalho ainda dependa da parceria com as prefeituras, em muitas das suas atividades, especialmente em remover entulhos e sedimentos das margens e leitos dos córregos, bem como ordenar a ocupação das faixas ribeirinhas.

Na 4ª fase, as intervenções terão continuidade em importantes córregos de São Paulo, como Ipiranga, Itaim, Tiquatira, Verde (Estádio Itaquerão), Mandaqui, Pirituba, Itupu São José, Traição e Pirajussara-Mirim.

Córregos Despoluídos


Desde o seu início, o Programa já contemplou três fases detalhadas a seguir. 

A 1ª fase do projeto, iniciada em março/2007 e concluída em março/2009, despoluiu 42 córregos, sendo:

Região Central: Boaçava, Cipoaba (a montante do cruzamento da Av. Roberto Pires Maciel com a Rua Fortaleza de Paranaguá), Corujas (trecho a céu aberto – Av. Corujas até Rua Romeu Perroti), Lago da Aclimação/Pedra Azul, Rodrigo de Lucena, Sapateiro/Lago do Ibirapuera, Venda Velha, Vila Hamburguesa.

Região Leste: Armênio Soares, Cruzeiro do Sul, Franquinho (trecho Rua Aricá Mirim), Franquinho (trecho Rua Esperantina), Itapegica/ Mongaguá (montante - Nascente até Rua João Antônio Andrade), Limoeiro (Córrego da Garagem – Av. São Miguel até Arraial de Santa Bárbara), Ponte Rasa (montante - Nascente até Rua Sonho Gaúcho), Rincão (trecho Rua André Francisco).

Região Norte: Água Preta - Mandaqui, Buraco da Onça, Carandiru/Carajás (despoluído das nascentes até o Parque da Juventude), Charles de Gaule, Da Biquinha, Flor de Maio, Horto Florestal/Ciclovia, IPESP, Jardim Elisa Maria, Lago Horto Florestal/Pedra Branca (despoluído das nascentes até o Lago das Capivaras), Lago Parque Toronto, Novo Mundo, Tenente Rocha, Vale do Saber.

Região Oeste: Caxingui, José de Araújo Ribeiro, Nascente do Sapé.

Região Sul: Cemitério Campo Grande, Invernada, Iporanga/Esmeralda, Kagohara/Itupu, Parque Severo Gomes, Parque do Cordeiro, Rio das Pedras (montante da linha férrea CPTM), Tanquinho (trecho 1 - Afluente da Rua Matilde Nassar Curi), Tanquinho (trecho 2 - Afluente da Rua Emily Dickinson).

Na 2ª fase (concluída em dezembro de 2010) foram despoluídos mais 56 córregos, que são: 

Região Central: Alto de Pinheiros, Bellini, José Langrange, Fongaro, Nove de Julho, Rebouças - Verde 1, Água Branca e Jurubatuba.


Região Leste: Bartolomeu Ferrari, CDHU - Guaianazes A, Coutinho, Da Rua Benedito Brandão, Da Rua Dr. Flamiano Costa, Da Rua El Rey, Da Rua Macela do Campo, Da Rua Quinta Sinfonia, Da Rua Rio do Ouro, Da Rua Tancredo Neves, Fazenda Velha, Guighi Shigueta, Jardim Nazaré, Jardim Pedra Branca - Afluente dos Cunhas, João Abreu Castelo Branco, Mandy, Nascente do Jacuperval, Nascentes da Rua Castanho da Silva, Parque da Consciência Negra, Parque Primavera.

Região Norte: Da Rua Águas de Prata, Da Rua Alfredo Soncini, Da Rua Carandaí – Alambari, Recanto dos Humildes, Ribeirão Tremembé Afluente, Vila Aurora, Ribeirão Vermelho - Afluente Lago Parque Jaraguá, Adão Ferraris, Da Divisa, Da Rua Dora, Da Rua Jardimirim, Ferrão.

Região Oeste: Corveta Camacuã, Nascente do Continental, USP, Albert Bartholome, Ibiraporã, Coimbra, Da Rua Guilherme Fongaro.

Região Sul: Afluente da Av. Nova Arcadia, Campininha, Castelo, Cemitério de Congonhas, Da Rua Jaime de Oliveira e Souza, Dom Bosco, Parque Jardim Herculano, Aterrado-Zavuvus, Maria Joaquina.

Na 3ª fase foram entregues 41 córregos despoluídos (dezembro de 2012), a saber: 

Região Central: Bela Vista, Curtume, Da Rua Gastão de Almeida, Da Rua Quirino dos Santos,
Da Rua Cosme de Souza, Da Rua João Lanhoso; 

Região Leste: Da Rua Candapuí, Da Rua Desembargador Fausto Whitaker Machado Alvim, Furnas Leste;

Região Norte: City Jaraguá IV, Da Praça General Fernando Valente Pamplona, Da Praça Capitão Mor Botafogo, Itaguaçu, Da Rua Joaquim, Oliveira Freitas, Da Rua José Moraes, Da Rua Manoel Martins da Rocha, Da Rua Sete Quedas, Jardim Rosinha, Da Rua Emílio Vendrell, Santa Teresinha, da Rua Dr. Marrei Junior;Região Oeste: Da Avenida do Imigrante Japonês, Dalva, Da Rua Filomena Blois Rizzo, Da Avenida Engenheiro Alexandre Mackenzie;

Região Sul: Da Rua Lira Cearense, Cajazeiras, Do Parque Municípal Jacques Cousteau, Do Yatch Clube Santo Amaro, Israel, Julião, Braço Taquacetuba - Afluente da Av. Noel Nutels, Braço Taquacetuba - Afluente da Av. Jatobás, Braço Bororé - Residencial dos Lagos, Da Rua Canumã, Chácara do Conde, São José - Afluente da Rua Macarena, São José - Afluente da Rua Venâncio Poletti, Do Clube Náutico, Braço Taquacetuba – Afluente da Rua João de Barros.

Programas nas comunidades


O sucesso do projeto depende da participação e envolvimento da comunidade, uma vez que as obras realizadas devem ser mantidas e preservadas. Desta forma cabe à população cuidar dos córregos e das áreas ao redor para evitar o depósito de lixo, lançamento de esgotos clandestinos e ocupações irregulares. 

Para isso é desenvolvido um trabalho de educação ambiental em que os moradores são convidados a participar do processo identificando a importância do córrego para a sua região e a necessidade da despoluição para a melhoria da qualidade de vida da população não de forma isolada, mas com ganhos a todos os municípios.

Dentre as ações adotadas está o resgate da importância do córrego para a região por meio de históricos, palestras e trabalhos apresentados pelas próprias pessoas sobre o que elas conhecem e realizam para a continuidade do programa.

Outros municípios

O objetivo da Sabesp é caminhar para a limpeza de todos os córregos na sua área de atuação na Região Metropolitana de São Paulo. Desta forma, ações estão sendo realizadas para promover o mesmo tipo de trabalho integrado entre a Sabesp x Prefeituras x População para despoluir os demais córregos metropolitanos até 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário